Quarta, 12 de outubro de 2011, 10h00

Tamanho do texto A- A+
CPC - Nossa Senhora Aparecida

PascomNSA

O Conselho Pastoral da Comunidade é um espelho daquele que existe para toda a paróquia, no seu CPP (Conselho Pastoral Paroquial), mas cuida especificamente dos assuntos que dizem respeito à vida da comunidade. Em comunhão com toda a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, deve o CPC de nossas respectivas comunidades cuidar para que a missão evangelizadora alcance todos os ambientes. Eis aqui o configura e rege um CPC:

1. O Conselho de Pastoral da Comunidade é um órgão consultivo, presidido pelo Pároco/Administrador Paroquial ou pelo seu delegado o Coordenador da Comunidade, na fidelidade ao Plano de Pastoral da Paróquia, regendo-se, por analogia, pelo Cânon 536, do Código de Direito Canônico e por este Regimento.

2. Algumas finalidades são importantes ao CPC, tais como:
- Colaborar com o Pároco/Administrador Paroquial na execução e avaliação do Plano de Pastoral da Paróquia, aplicado e vivido na Comunidade.

- Promover comunhão e a participação entre os membros da Comunidade e desta com as outras comunidades da Paróquia.

- Suscitar a participação ministerial de muitos, a pertença de todos e a presença construtiva da Igreja por sociedade justa, fraterna e solidária.

- Saber que o CPC é um momento rico de espiritualidade, partilha da vida e ação evangelizadora da comunidade; é espaço de perdão, de um saber ouvir a proposta do outro; de saber o acolher as diferentes idéias, não como rivalidade ou disputas, mas acolhendo-as como sinais de Deus.

- Compreender que o CPC não é ambiente de rinchas, de brigas, mas de debate e embates que nos enriquecem; correção fraterna, e não imposição sob o manto da falsa fraternidade.

- Sentir que o CPC é um ambiente para ser aprofundar partilhas, ruminar idéias, refletir pontos de vistas diferentes e aplicar a mensagem do Evangelho na vida da comunidade.

3. Organização do CPC:
 
O Coordenador do Conselho de Economia da Comunidade; Um representante das Associações de fieis;
Um representante dos ministros não ordenado; Dois representantes das Pastorais da Comunidade.

4. Outros Pontos Relevantes para o Funcionamento do CPC:

Com mandato de dois anos, o CPC reunir-se-á, ordinariamente a cada um mês ou a cada dois meses (conforme a necessidade da comunidade) e, extraordinariamente convocado pelo Pároco, com pauta elaborada pelo  Coordenador em conjunto com o Pároco, no compromisso com a comunidade.

Para  coordenar as reuniões e elaborar suas pautas, o C.P.C., elegerá entre seus pares e por  maioria simples de voto, um Coordenador, que  presidirá  suas reuniões na ausência  do  Pároco,  um  Secretário,  responsável pelas correspondências e lavrará as atas do Conselho.

Os membros do Conselho exercerão seus mandatos como voluntários em  conformidade com a Lei Federal de nº 9606.

A Assembléia de Pastoral da Comunidade realizar-se-á  anualmente ou conforme o planejamento do CPC, de acordo com os procedimentos da Assembléia de Pastoral da Paróquia, com a participação de todos os membros do Conselho de Pastoral da Comunidade, do Conselho de Economia da Comunidade e de todos os outros coordenadores de serviços e setores na comunidade.

PALAVRAS DO COORDENADOR

Agradeço a Deus por todas as maravilhas que Ele tem proporcionado em nossas vidas, pela paz, pela saúde, pelo amor e pela união entre os irmãos. Agradeço a Deus por Ele me dar oportunidade de poder estar no meio dos seus, por poder fazer parte desta grande família, que se chama Comunidade Nossa Senhora Aparecida. 

Caríssimos irmãos, que este privilégio não seja somente meu, mas de todos. As nossas portas estão abertas para todos, temos pela frente grandes desafios a serem cumpridos, a messe é grande, mas sabemos também que a união faz grande diferença. 

O nosso próximo desafio é fomentar a PASTORAL FAMILIAR em nossa comunidade, dentro em breve estaremos nos reunindo com todos àqueles que desejarem fazer parte deste trabalho.

Aqueles que se sentirem chamado para esta tarefa, podem entrar em contato conosco, no ícone CONTATO  e posteriormente em ASSUNTO, selecione CPC -Coord. da Pastoraisnos envie um comunicado e estaremos entrando em contato com o maior prazer e brevidade.

Obrigado!

Júlio Marques

Coordenador do CPC



   
Nenhum Comentário(s).
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia
Comente está matéria