Sexta, 23 de setembro de 2011, 15h03

Tamanho do texto A- A+
Secretaria Paroquial
Atendimento Paroquial

PascomNSA

DiralbertoAndrade
HORÁRIO DE EXPEDIENTE

 

Terça a Sexta: 07:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h
Sábado: 07:30h às 11:30h.

2ª. Feira: Não há expediente externo
Tel. Secretaria: (65) 3661-3547
Secretárias:   Sirlene
                        Gizelma Lisboa

A secretaria paroquial é o espaço de trabalho não só para acolher os paroquianos e paroquianas, mas é o ambiente que realiza atividades ordinárias em prol do bem comum. É importante reconhecer que o funcionário de secretaria é uma pessoa habilitada para exercer uma função legal perante a lei, mas também com o objetivo de oferecer condições para bom desempenho do pároco na relação com os fiéis.

Coordenadores de movimentos, associações e pastorais
Cada movimento e pastoral tem seu papel importante na formação do corpo missionário da Igreja. Contudo, é um erro bastante comum, agentes e coordenadores entenderem que sua pastoral ou movimento é mais importante que outros. Assim, alguns decidem mandar nos profissionais do secretariado como se estes estivessem a serviço daquela pastoral ou daquele movimento. Não. Os secretários e secretárias trabalham para a Igreja. Isso não impede que os mesmos desempenhem atividades de apoio e cooperação. O modo com que os trabalhos são solicitados é que deve ser reorganizado, previamente agendado, solicitado com respeito e não com a imposição arrogante de quem não respeita o valor do trabalho alheio.
O secretariado conta com o apoio das pastorais e dos movimentos para melhor fluxo da informação. Sendo assim, não é o profissional que deve correr atrás dos agentes para saber de comunicados, entrega de relatórios, artigos a serem publicados, etc. É uma responsabilidade mútua de cooperação e trabalho.
A secretaria não é ambiente de encontro para reuniões de pastorais, tampouco sala para suas atividades. Os documentos sacramentais devem ser entregues aos profissionais do secretariado e por eles manuseados. Os computadores do secretariado são de uso exclusivo desse departamento e seus profissionais.

 Sacerdote
Esses profissionais são seu cartão de visitas, escolha-os bem. Uma vez escolhidos dê-lhes autoridade sobre o trabalho. Oriente exatamente como as tarefas devem ser realizadas. Valorize-os. Forneça todo o necessário para que as atividades sejam efetuadas com qualidade: espaço físico adequado, equipamentos, material de escritório, condições tecnológicas e outros. Ouça-os. Não chame a atenção dos mesmos em público. Elogie-os. Respeite-os como profissionais. Seja justo no que tange às obrigações trabalhistas. Estimule e promova a formação, adquira livros e outros subsídios, ensine, ensine e ensine. E caso não saiba o que fazer, permita que este profissional lhe ensine.
Padre, sua liderança é mensurada pela maneira com que envolve seus profissionais a realizar o que é preciso da melhor maneira. E um dos princípios do bom líder é saber potencializar seus colaboradores. Saber colocar limites sem, contudo, humilhar ou diminuir as pessoas. O bom relacionamento profissional entre vocês refletirá positivamente junto à comunidade e outros organismos da instituição.

 Secretária
Sua função deve servir para sua realização profissional bem como sua vocação. Sua atividade não pode ser desempenhada por qualquer pessoa, ela exige um carisma próprio. Geralmente não se valoriza ou não se compreende a profissão, aqueles que executam tarefas em troca de honorários apenas. Todo funcionário tem direito ao seu justo salário, todavia, se este estiver na atividade por vocação e colocando a serviço seus dons e carismas, será feliz e estará sempre satisfeito com o que faz. Se não for o caso, o melhor é o pedido de demissão e a busca de algo melhor para fazer. Já, sendo essa sua vocação, tenha paciência e perseverança, aos poucos todos irão compreender essa novidade profissional que encontra espaço no ambiente Igreja.

Para Informações, Missas, Visitas, Agendamento de Confissões, Comunhão, Unção dos enfermos, bênção de casas, Casamentos, Batizados, entre outros
Fazer pedido na Secretaria ou através dos e-mails:

pnsap@terra.com.br

pnsa@paroquiansacoxipo.com.br

secretariansa@paroquiansacoxipo.com.br

 



   
Nenhum Comentário(s).
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia
Comente está matéria

Confira também nesta seçao:
Janeiro de 2013
02.01.13 15h34 » Calendário de Celebrações - Janeiro de 2013
Dezembro de 2012
18.12.12 11h03 » Calendário de Dezembro de 2012
Agosto de 2012
07.08.12 14h21 » CALENDÁRIO MENSAL PAROQUIAL
Maio de 2012
31.05.12 13h48 » CALENDÁRIO PAROQUIAL
Março de 2012
02.03.12 04h22 » ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO
Fevereiro de 2012
01.02.12 15h04 » ATIVIDADES NO MÊS DE FEVEREIRO
Setembro de 2011
23.09.11 15h03 » Atendimento Paroquial