Sexta, 09 de março de 2012, 23h00

Tamanho do texto A- A+
ECC
Encontro de Casais com Cristo

 

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja.

ESPÍRITO DO ECC

O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”.

É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental.

Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.

Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.

Função de cada casal G5

Casal Pós Encontro: Responsável por acompanhar os casais que após os encontros participam dos CIRCULOS, zelar pelo bom andamento de todas as atividades do ECC, reunir-se freqüentemente com os coordenadores de CIRCULO e demais casais do G5, para juntos traçarem metas e objetivos visando sempre o fortalecimento do ECC.

Casal Finanças: Responsável por contabilizar e administrar as receitas e despesas do ECC, e efetuar repasses para a Arquidiocese. Bem como se responsabilizar por todos os materiais e equipamentos do ECC, planejar e administrar as finanças. Arrecadar fundos para os eventos do ECC.

Casal Montagem: Montar Equipes de Trabalho de acordo com os critérios estabelecidos pelo Documento Nacional responsabilizar-se pelos estudos, pela analise e indicações dos casais que vão coordenar e trabalhar no ECC.

Casal Palestra: Responsável por conseguir palestrantes para os mais diversos eventos realizados pelo ECC, inclusive para os encontros de casais, tem ainda a responsabilidade de substituir os palestrantes dando a palestra, no caso de algum palestrante por qualquer que seja o motivo não se fazer presente na data prevista para o evento.

Casal Ficha:  Divulgar as instruções para a inscrição de casais ao Encontro responsabilizar-se pela expansão do ECC na Paróquia, procurando casais que poderão vir a participar do Encontro e se integrar nas pastorais da Paróquia, cuidar das indicações, inscrições, registro e seleção para convite aos casais que irão participar dos Encontros. Ter sempre presentes, no tocante à seleção de fichas de inscrições, as finalidades e as características fundamental do ECC.

Funções Específicas: Cada integrante do G5 tem sua função específica, porém as decisões são sempre de responsabilidade da Equipe, tendo ainda atribuições comuns. Coordenar a nível paroquial, todas as atividades referentes ao ECC. Preservar a integridade, a unidade, o método e o espírito do ECC em sua Paróquia. Estudar, vivenciar e testemunhar, em comunhão fraterna, o espírito do ECC.

Os casais que compõe o GRUPO DIRIGENTE 2017/2018 são:
Diretor Espiritual: Frei Gilberto Bedin
Casal Fichas – Osmar Augusto e Claudicéia Benedita
Casal Pós Encontro – José Apolinário (Neto) e Salete Morockoski
Casal Palestra – Fernando Ribeiro e Juliana Pereira
Casal Montagem – Emerson Barros e Edenildes Oliveira
Casal Finanças – Clóvis Alcântara e Kelly Cardoso.

 

Fone:  (65) 3661-3547- Cuiabá- MT

Fonte: PascomNSAp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



   
Nenhum Comentário(s).
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar esta notícia
Comente está matéria

Confira também nesta seçao:
Março de 2017
28.03.17 15h10 » Pároco se reúne com nova Equipe Dirigente do ECC – 2017/2018
Janeiro de 2015
20.01.15 13h16 » Pároco se reúne com Novo Grupo Dirigente do ECC e discute trabalhos
Outubro de 2013
28.10.13 18h30 » Equipes Dirigentes do ECC na Paróquia
Abril de 2013
10.04.13 02h45 » O ECC É ENCONTRO DE CASAIS PARA CASAIS: COMO FICAM AS VIÚVAS E VIÚVOS?
Fevereiro de 2013
01.02.13 19h00 » Regional Oeste II realiza capacitação para as Equipes Dirigentes
Julho de 2012
16.07.12 18h15 » XX Congresso Nacional do ECC bate recordes
06.07.12 11h15 » ECC ARQUIDIOCESANO REALIZA O 15º ENCONTRO DA 3ª ETAPA
Março de 2012
12.03.12 00h08 » Celebrando a Quaresma.
12.03.12 00h04 » MUTIRÃO DA PIZZA DO ECC
11.03.12 23h58 » Missa do ECC e Pastoral Familiar