Terça, 26 de janeiro de 2016, 23h21

frei carlos zagonel
LITURGIA - 4º DOMINGO COMUM
31.01.2016

“Antes de nasceres, Eu te consagrei
E te fiz profeta das Nações!”

1. Acolhida.
   Realmente, Deus é senhor do universo e todos os caminhos são traçados por Ele e com amor! A profecia é um dos caminhos traçados por Ele. Disse ao profeta Jeremias: “Antes de formar-te no ventre materno (...). Eu te escolhi e te consagrei profeta das nações!” A vocação do profeta Jeremias leva-nos a pensar em Jesus, o verdadeiro profeta das Nações. Prestemos atenção aos ensinamentos do próprio Jesus com referência à vida profética.

2. Palavra de Deus.
   Jr 1,45. 17-19 – Deus chamou Jeremias para o ministério profético quando ainda era jovem e com vida planejada. Deixou tudo – lote de terra, casa, noivado e sonho de uma família – para exercer a vocação estabelecida por Deus ainda no seio de sua mãe!

1Co 12,31-13,13 - A Comunidade de Corinto era rica de dons, e vivia em conflito de ciúmes; por isso, Paulo indicou-lhe um caminho régio de convivência fraterna: Os dons pessoais precisam ser cimentados pela caridade! Do contrário, o conflito é certo e o Espírito se afasta da Comunidade!

Lc 4,211-30 – Jesus se apresenta como profeta em sua cidade natal, mas não foi aceito porque a Palavra por Ele anunciada exigia conversão e mudança na vida cotidiana. Por isso, Ele diz: “De fato, eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria! (...) Levantaram-se e o expulsaram da cidade!”.

3. Reflexão.
• Há muitos, em nosso tempo, que se intitulam profetas, mas eles não se enquadram no perfil indicado pelas Escrituras. Profeta é um escolhido por Deus antes mesmo de ser concebido no seio de sua mãe e carrega o peso da profecia na oração, na humildade e no sofrimento. Profeta não é “aquele que fala grosso e denuncia satanás!” Profeta é aquele que cumpre uma missão difícil e que vive constantemente em perigo de vida pois tem que contrariar os poderosos da terra, que lhe farão guerra, mas Deus está com ele para defendê-lo! Mas, não raro, morre vítima de sua profecia!

• Jeremias profetizou durante mais de trinta anos, junto a um povo de cabeça dura, não converteu a ninguém, mas o povo soube que passou entre ele um profeta do Senhor! O profeta cumpre sua missão, fortificado na certeza que Deus está com ele. Jeremias desanimou pelo caminho, mas logo se retomou porque um fogo divino ardia em seu coração. Sem a certeza do poder de Deus e da missão por Ele transmitida, não é possível a permanência na profecia! Ser profeta das próprias idéias é fácil demais!

• Em nossa desculpa, face ao profeta que denuncia nossos vícios, apelamos para o conhecimento de sua vida simples: “Não é ele o filho de José? Quem pretende ser?” A vocação de profeta é uma vida de alto risco. O povo expulsou Jesus de sua cidade e procurou matá-lo, mas a sua hora não havia chegado!

• O profeta não fala de suas idéias e não defende planos pessoais de reforma! Ele anuncia a Palavra de Deus meditada no silêncio, mastigada demoradamente para possuí-la, pois, ele precisa ser fiel à Palavra de Deus. O profeta é, certamente, um santo. E entre nós não há muitos santos profetas do Senhor!

“Mostrai serena a vossa face ao vosso servo
E salvai-me pela vossa compaixão!”

Frei Carlos Zagonel.